Gravidez, amamentação e cosmética: o que muda na sua rotina de beleza?
Gravidez e amamentação são períodos maravilhosamente sublimes na vida de uma mulher. Mas a quantidade de informações e conselhos disponíveis que você recebe quando está grávida pode ser esmagadora. Desde os cuidados com o recém-nascido até a melhor mamadeira de bebê ou os acessórios indispensáveis para o seu enxoval, pode parecer que o seu cérebro já está repleto de coisas para resolver – e o seu bebê ainda nem nasceu.
E entre as tantas transformações que estão ocorrendo nesta fase, a gravidez é principalmente sinônimo de uma profunda mudança em você, pelas alterações hormonais significativas que promove: seu corpo, seu cabelo e a pele do seu rosto podem enfrentar diferentes problemas.
Assim, é importante avaliar e entender quais são as suas necessidades agora, para escolher uma rotina de beleza que combine com você, respeitando o seu bem-estar e o do seu bebê. Não há tempo como o presente para tirar um tempinho para se mimar!
Seu rosto pode refletir as mudanças hormonais
Uma mudança comum na pele das gestantes é a pigmentação repentina – a famosa “máscara da gravidez” –, seja apenas com algumas sardas extras ou a pigmentação em todo o rosto, que provoca manchas escuras ou acastanhadas conhecidas como cloasma ou melasma. Essa hiperpigmentação benigna da epiderme, causada pelo encontro entre os hormônios da gravidez e os raios ultravioleta, pode ser evitada protegendo o rosto a cada exposição ao sol com a ajuda de um filtro solar adequado. Sua pele também pode se tornar mais fotossensível, o que faz o uso de protetor solar ainda mais importante.
No rosto, outros dois fenômenos principais podem ser observados após as alterações hormonais: desidratação da pele, especialmente nas bochechas, e aumento da oleosidade na zona T – e estes são problemas contraditórios. Para restabelecer e preservar o equilíbrio da pele, você pode usar um creme enriquecido com prebióticos naturais. Além disso, uma esfoliação leve e suave também contribuirá para uma pele mais hidratada, removendo as células mortas.
Sensibilidade da pele
Mesmo se você achar que sua linha de cuidados com a pele está completamente planejada, a gravidez pode fazer com que você se torne repentinamente sensível a produtos que usa há anos. Não se surpreenda se a sua pele de repente não tolerar certos cremes. Os cuidados com a pele projetados para peles sensíveis geralmente têm ingredientes limitados ou não contêm coisas que geralmente causam irritação. Evitar fragrâncias, corantes e álcool em produtos pode ajudar a reduzir a chance de uma reação ruim, assim como mudar para maquiagem mineral, ideal para peles sensíveis.
Existem muitos cremes com benefícios antienvelhecimento que você pode usar durante a gravidez. No entanto, você precisará ficar longe de qualquer produto que contenha retinóides. O retinol é um derivado da vitamina A, e altos níveis de vitamina A têm sido associados a defeitos congênitos em fetos. Embora a pequena quantidade absorvida de um produto para a pele possa ser segura, não custa nada um pouco de cautela. Inclusive, é importante verificar os componentes de todos os seus produtos faciais, incluindo limpeza facial, tônicos e máscaras.
Mudanças no corpo durante a gravidez e amamentação
Sob o efeito dos hormônios e do estiramento da pele, podem aparecer estrias e algumas partes do corpo. Para evitar este fenômeno, dedique alguns cuidados adequados desde o primeiro mês de gravidez, como hidratar profundamente a barriga, as coxas, os seios e as nádegas. Este simples gesto permitirá que você preserve toda a elasticidade da sua pele. A desidratação ligada às alterações hormonais, observada no rosto, também afeta todo o corpo – e a pele precisa ser acalmada. As estrias já estão presentes? Não entre em pânico. Se ainda forem recentes, existem cosméticos capazes de reduzi-las consideravelmente.
A sensação de pernas pesadas e retenção hídrica também são extremamente comuns na gravidez, devido ao ganho de peso e aumento do volume sanguíneo. O seu médico pode indicar soluções para estes problemas. Mas não se esqueça que o uso diário de um creme refrescante para as pernas também pode ser uma grande ajuda.
Após o parto, você percebe que seu corpo passa por mais mudanças. Claro, os tecidos da pele estão distendidos e não têm mais a capacidade de retornar rapidamente ao estado inicial. Neste caso, a massagem é uma boa aliada para restaurar rapidamente o tônus da pele e diminuir a flacidez. Este tratamento pode ser feito de manhã e à noite nas áreas mais necessárias, durante alguns minutos, com a ajuda de um creme modelador e firmador.
Óleos essenciais
Embora muitos óleos essenciais sejam seguros quando diluídos, você deve consultar um médico se quiser usar produtos com óleos botânicos durante a gravidez. Alguns óleos essenciais não são seguros em concentrações mais altas e outros, como gaultéria, sálvia, cravo e alecrim, não são recomendados, pois podem causar contrações uterinas ou ter efeitos desconhecidos.
Reforço na higiene da pele
O aumento da temperatura corporal durante a gravidez e amamentação provoca uma transpiração mais abundante. Estando as axilas muito próximas das glândulas mamárias, opte por um desodorante natural.
Na gravidez ocorre uma maior secreção de estrogênio, o que leva a um enfraquecimento da flora vaginal, que protege com menos eficácia as infecções. A amamentação, por sua vez, provoca o aumento da prolactina, que pode levar à baixa libido e ao ressecamento da vagina. Por isso, é necessário optar por um gel íntimo suave e hidratante.
Perda de cabelo no pós-parto
A queda de cabelo no pós-parto ocorre devido à diminuição dos hormônios da gravidez – portanto, é temporária. No entanto, existem tratamentos eficazes e naturais que fortalecem o cabelo para que os fios voltem a crescer mais saudáveis e cheios de vitalidade. Então, é hora de você aproveitar serenamente a sua maternidade!