Como usar uma agenda não datada
A agenda permanente é um material em que suas folhas não possuem os dias da semana. O bom desse modelo de agenda pessoal é que você pode usá-la em qualquer dia do ano e parar quando quiser, fazendo com que a sua rotina fique mais leve e organizada.
Quer aprender como organizar o seu dia a dia com uma agenda não datada? Confira abaixo as nossas dicas!
Como preencher uma agenda permanente
Para te ajudar a preencher a sua agenda não datada e aproveitar ainda mais esse material, separamos seis dicas muito simples. Veja como:
1. Metas e desejos
Assim que abrir a sua agenda sem data, logo nas primeiras páginas você encontra um espaço dedicado para anotar suas metas e desejos. É muito importante fazer essas anotações para refletir sobre elas e planejar como realizá-las durante o ano.
2. Planejamento anual
O planejamento anual serve para marcar datas e compromissos importantes que você terá durante o ano, de forma que você possa se planejar com antecedência para fazê-los acontecer.
3. Visão mensal
Na visão mensal, você pode escrever os números dos dias e dos feriados à mão, com canetas ou adesivos, da maneira que preferir. Comece colocando o nome do mês no topo da página, para ficar fácil identificar em qual data a tarefa se refere. Depois disso, é hora de anotar os compromissos no dia referente e ficar de olho para não esquecer nenhum deles.
4. Visão semanal
A visão semanal funciona como na visão mensal. Aqui, você escreve o mês em questão no topo e anota os dias da semana que está começando. Se tiver algum feriado, vale destacá-lo para que isso seja considerado na hora de planejar a sua semana.
A visão semanal também pode incluir os objetivos da semana, destacando tudo que você não pode esquecer, como terminar um trabalho da escola, entregar um relatório, levar o pet para tomar banho etc. Com elas anotadas, você pode distribuir todas as tarefas nos dias da semana.
Dica: Quando a tarefa for concluída, vale marcar um “ok” ou colar um adesivo para diferenciá-la das que ainda faltam ser feitas. Caso não seja possível terminar uma tarefa, você pode passá-la para o próximo dia livre. É importante respeitar o nosso tempo.
5. Controle de hábitos
Aqui, você anota atividades como beber água, praticar um exercício, ler etc. Assim, é possível acompanhar cada uma delas e, se necessário, aumentar ou diminuir certos hábitos.
6. Controle financeiro
Esse é um espaço muito útil. Nele, você pode marcar os seus ganhos e gastos, e visualizar onde você precisa controlar. Ter um controle financeiro é o caminho para sermos independentes e conquistar muitos de nossos objetivos pessoais.
Você já usou uma agenda permanente antes? Conta pra gente nos comentários!