Como decorar um apartamento novo?
Quem olha para um apartamento vazio, logo imagina como ele vai ficar depois de decorado, certo? Não sabe por onde começar? Com tantos programas e sites sobre decoração e reformas, as ideias e referências vão ajudar a compor seu projeto de decoração do zero.
Qual cômodo deve ser priorizado? Que estilo combina mais com você? Móveis prontos ou planejados?
Para deixar seu espaço bem estruturado, cheio de personalidade, funcional e lindo, listamos abaixo algumas dicas que vão te ajudar na aventura de decorar um apartamento novo.
Como escolher a decoração após comprar apartamento?
Uma das principais informações para quem compra um apartamento e precisa decorar é a metragem e altura dos cômodos, para não errar no tamanho dos itens a comprar.
Já escolheu a paleta de cores que vai usar? Somente depois da pintura é que a mobília vai entrar, então escolher as cores é primordial para poder combinar de maneira harmônica paredes, teto, móveis e itens decorativos.
Você tem uma rotina em casa? Home-Office, filhos, aulas? É importante pensar nisso antes de comprar a mobília para seu apartamento, já que além da beleza, também é preciso pensar na funcionalidade de cada item.
Escolha uma peça principal, como um sofá, por exemplo. E a partir daí, monte o seu entorno com peças que caibam no espaço restante e que combinem entre si. Comprar peças soltas não costuma ser a melhor maneira de aproveitar totalmente seu espaço. Abuse de almofadas, quadros, plantas, que deixam o ambiente mais alegre e aconchegante.
Com essas informações em mãos, você pode começar a montar seu projeto, imprimindo sua marca em cada cantinho, deixando seu espaço bem aconchegante.
Agora, você sabe que estilo é mais a sua cara? Definir o estilo de decoração vai auxiliar a buscar a mobília que tem mais a ver com sua personalidade.
Quais os principais estilos de decoração?
Atualmente temos à disposição vários estilos de decoração, do mais rústico ao boho. Para que você conheça um pouco mais sobre cada um e consiga se decidir por um deles, segue uma descrição dos estilos mais populares entre os decoradores e suas principais características.
Moderno – esse é um estilo bem livre, mas que ainda assim segue algumas regras. É elegante, mas sem cometer excessos. Aço, vidro e metais são bastante explorados. É comum utilizar também peças produzidas com materiais recicláveis.
Cores neutras, e objetos de decoração com cores bem vivas para criar contraste.
Rústico – esse estilo vai deixar sua casa com ar de campo. Utiliza bastante pedras, couro, madeira e artigos com menos acabamento. Os itens artesanais são muito comuns, e a paleta é neutra, em tons claros e terrosos. Vale abusar de plantas e flores, patchwork, bordados, crochês e rendas.
Boho – esse é o estilo de quem aprecia arte, cultura e itens diferentões. Utiliza uma abundância de texturas contrária ao minimalismo, e não se preocupa com padrões de cores, os contrastes são muito bem vindos. Peças sem muito acabamento e metais também são comuns no estilo boho.
Vintage – utiliza predominantemente peças com mais de 20 anos, originais ou reformadas, misturadas com itens atuais. Como o foco é em móveis e acessórios, costuma-se usar uma paleta de cores mais neutras. O contraste entre as peças de épocas diferentes é o que cria o charme desse estilo.
Industrial – valoriza bastante os metais e madeira de demolição. É comum expor canos das instalações hidráulicas e elétricas. Cimento queimado e tijolos aparentes também são usados no estilo industrial, além de áreas mais abertas, divididas apenas por móveis ou biombos. Tons de branco, cinza e preto são os mais utilizados, deixando as cores mais vivas para os itens de decoração e luminárias.
Minimalista – aqui menos é mais. Duas cores, neutras de preferência, vão compor a paleta. Valoriza o espaço livre, com móveis e objetos essenciais e simples. Não comporta muitos itens decorativos, que não tenham função determinada. Vale investir em texturas e materiais diferentes entre si.
Clássico – imprime o estilo europeu de alguns séculos atrás, mais especialmente da França. Abusa de lustres, abajures, arcos, veludos e metais. Dourado e tons de vermelho predominam. As peças costumam ser muito trabalhadas, com detalhes entalhados e bordados.
Quando comprar os itens de decoração?
Se seu apartamento ainda está em construção, com as medidas em mãos você já pode iniciar seu projeto de decoração. Móveis planejados podem ser montados assim que seu apartamento for entregue e finalizado, caso você já tenha escolhido previamente. Os móveis planejados também permitem o aproveitamento total do espaço, de forma harmônica e inteligente. Tudo pensado para atender as necessidades dos moradores, mas sem perder o conforto e o charme.
Mas se você optou por móveis prontos, o ideal é ter as chaves em mãos na hora de escolher e comprar seus móveis. Para evitar preocupação com prazos de entregas e montagens, esteja com o imóvel preparado para receber a mobília. Pintado, já limpo, para evitar que seja necessário deslocar móveis depois de montados para uma limpeza geral antes da mudança definitiva.
Nem sempre conseguimos seguir a regra todas as orientações, mas vale lembrar que uma mudança já é trabalhosa, então, ao utilizar esse passo-a-passo, sua vida vai ficar mais descomplicada na hora de chegar no seu novo apartamento.
Quais os itens que não podem faltar na decoração?
Depois de escolher seu estilo de decoração e montar seu projeto, é preciso pensar não só na beleza do apartamento, mas também em deixar cada ambiente funcional, tornando sua vida mais fácil e prática. Listamos aqui algumas ideias que vão otimizar seus espaços e trazer mais charme ao seu apartamento..
Utilizar espelhos em ambientes reduzidos aumenta a sensação de amplitude, assim como optar por cores claras e neutras. Ambientes abertos e integrados também dão um ar de continuidade entre os cômodos.
Prateleiras e nichos são super práticos e além de decorar quartos e corredores, auxiliam a acomodar toda a sorte de itens, como esculturas, porta-retratos e livros.
Numa cozinha, invista em armários com gavetas e divisórias, elas vão te salvar na hora de organizar e separar até as menores coisinhas.
Priorizar os móveis versáteis que atendam a mais de uma função (como uma cama box, por exemplo) ajuda muito na hora da organização da mudança.
Invista em itens de decoração que você realmente aprecie, eles vão imprimir sua personalidade aos ambientes, e deixam sua casa mais aconchegante.
Um bom projeto de iluminação aliado a iluminação natural deixam os ambientes mais acolhedores.
Munidos de todas essas dicas, vai ficar mais fácil montar seu projeto de decoração do apartamento novo, então mãos à obra.