Conheça os diferentes tipos de cuia de chimarrão para escolher a sua!

Tomar chimarrão na cuia é um hábito tradicional muito forte no Rio Grande do Sul, mas se espalhou também para todos os outros estados do Brasil. Isso porque o momento de tomar chimarrão é muito prazeroso, seja em estando sozinho, com a família ou em uma roda de amigos, de preferência batendo um papo gostoso.

 

Além de fazer bem para a saúde, faz muito bem para a alma. E nós garantimos, quem começa a tomar chimarrão nunca mais para, e geralmente fará isso todos os dias, assim como quem bebe café. Junto com esse hábito é natural que se crie também um amor pelas cuias de chimarrão, com direito até a ter a cuia preferida. 

 

Diante da necessidade de ter uma boa cuia, que seja durável e para preservar o chimarrão quente por mais tempo, surge também a dúvida sobre os tipos de cuia e como escolher a ideal. Por isso, nós vamos te ajudar nesse processo. Continue lendo!

cuia

Cuia de madeira

As cuias de madeira são as mais comuns e fáceis de serem encontradas, elas são leves e fáceis de serem manuseadas. Geralmente as cuias são feitas de madeira imbuia e por isso são duráveis. 

 

Cuia de aço inox

A cuia de aço inox é o modelo mais moderno e inovador de cuias disponíveis no mercado. O aço é um material muito resistente e durável, mantendo a cuia conservada por muitos anos. Além de garantir que a temperatura do chimarrão fique quente por mais tempo e no caso de tereré, mantém frio por um período de tempo bem longo.

Cuia de porongo

O porongo é um fruto não comestível e que possui uma casca bem grossa. Ele é tradicionalmente usado para fabricar as cuias de chimarrão por ser bem grande e em formato apropriado. Por ser um produto orgânico, ao receber o chimarrão, a cuia de porongo dá um gosto diferenciado à bebida. Uma característica interessante é que cada fruto de porngo é diferente, por isso não tem como fazer duas cuias iguais, cada uma terá uma característica única.

 

Cuia de cerâmica

As cuias de cerâmica também são uma boa opção devido ao fato de serem fáceis de higienizar e não ter o risco de proliferação de bactérias. A única desvantagem desse modelo é que a parte externa da cuia também pode esquentar de acordo com a temperatura do chimarrão.

 

Tamanho da cuia

Agora que sabemos os principais tipos de cuia de acordo com o material de cada uma, é importante se atentar ao tamanho da cuia. Isso é muito importante na hora da escolha porque é ele que vai definir o encaixe da cuia na mão de quem for manuseá-la. O ideal é sempre escolher uma cuia que não seja nem muito grande, nem muito pequena em relação ao tamanho da sua mão para assim criar um encaixe perfeito e confortável.

 

Com essas informações você já está apto a escolher uma cuia para chamar de sua, e se você gostou dessas dicas, continue acompanhando o nosso blog!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *