Tendências de bolsas para o inverno 2024: as cores e silhuetas que vão elevar seus looks na próxima estação
Poucos acessórios causam tanto fascínio quanto as bolsas. Seu poder de transformar um visual é inegável e, embora algumas tendências atuais acabem se dispersando, existem modelos de bolsas femininas que são um investimento para a vida toda.
Tal como as passarelas já anunciaram, a nova temporada de inverno contempla modelos elegantes com linhas limpas e formatos marcantes em cores vibrantes – desde a estética dos anos 1950, que remete às bolsas com alças mais curtas, ou a baguette, modelo que foi usado com frequência na virada dos anos 1990 para 2000, até a ascensão de uma nova Era Espacial que faz do metalizado a cor mais desejada.
Mas deixando de lado as paletas de cores e as silhuetas, a forma de usá-las também é importante. Seja uma mini bag para carregar o celular e pouco mais, ou a versão maxi bag, peça com espaço suficiente para carregar absolutamente tudo, as bolsas são sempre um reflexo vibrante da evolução das tendências e influências da moda.
Então, quais são as principais tendências de bolsas para os looks do inverno 2024? Em quais modelos vale a pena investir? Aqui estão as tendências mais quentes de bolsas femininas para incluir no seu guarda-roupa que certamente elevarão sua aparência sem esforço na próxima temporada.
Cores do inverno: bordo, tons terrosos e off white
Decifrando um pouco mais as cores da estação, tons terrosos como marrom e suas variáveis – nude, bege e caramelo – são a cara do inverno e estão entre as nuances mais pedidas, seja em bolsas rígidas ou em opções mais casuais. As ricas tonalidades de bordô, vinho e cereja também prometem bombar no inverno 2024. Atenção para qualquer tom de vermelho profundo para entrar nessa tendência temperamental!
O ‘Groufit’ – um estilo que mostra que vestir-se totalmente de cinza pode ser ousado, elegante e nada chato – esteve muito presente nas diversas Fashion Weeks que começaram em fevereiro, de Nova York a Londres, e Paris não foi exceção. Obviamente a tendência também se estende às bolsas. Uma bolsa cinza pode não parecer a escolha óbvia, mas os fatores necessários estão todos nela: combina com tudo? Sim! Elas ficarão muito bem com casacos e malhas aconchegantes no inverno!
Depois de todas estas cores escuras de inverno, é hora de um limpador de paleta – e o off white deve servir. O branco da cabeça aos pés apareceu muito nas coleções primavera/verão e o acessório mais repetido foi uma bolsa branca minimalista para combinar. Mas estilizar o branco para o inverno pode ser um desafio. Então, diferentemente do branco puro, o off white é mais fechado e quente, menos fresco, mas capaz de trazer uma sensação de conforto. A dica é escolher uma bolsa neste tom que tenha alguma textura ou detalhe e dar preferência a materiais como couro ou camurça. Assim, o off white pode adicionar um toque aconchegante a qualquer roupa de inverno.
Bags metalizadas
As bolsas femininas estão revestidas de materiais metalizados – e no pódio metálico, a cada temporada há uma que se destaca das demais. Desta vez, quem ganha o jogo é a prata. São vários desfiles em que houve um flash ofuscante que veio das bolsas, seja em baguete, bolsas com alças curtas ou outras tendências em silhuetas prateadas para o outono-inverno.
Teve a Burberry, na coleção de estreia de Dion Lee, com uma inusitada bolsa prateada com franjas; ou Dries Van Noten, apostando no efeito fluido e maleável, totalmente oposto à rigidez de Coperni e Courrèges. Este último, aliás, não ia faltar neste declínio metálico tão ligado à Era Espacial.
Mas não importa se você prefere tons prateados frios, dourado sofisticado ou cromo arrojado, o importante é que a bolsa em questão pareça que vem do futuro e seja uma festa constante. Com certeza os belos modelos de bolsas metalizadas da marca brasileira Smartbag estarão presentes em uma infinidade de looks.
Antes reservada para ocasiões especiais, as bolsas metalizadas agora são obrigatórias para o uso diário. Sejam usadas com roupas de noite ou looks casuais, elas trazem um flash metálico que capta a luz, acrescentando um toque extra chique que faz toda a diferença no estilo de quem a usa. Tome nota dos prescritores de moda para combiná-las: brincar com o contraste com peças mais sóbrias e funcionais, como um blazer, ou escolher peças minimalistas, pois o item já rouba toda a cena!
Estilo Baguette
Os anos 1990 seguem influenciando a moda atual, com direito a uma profusão de bolsas baguete nas passarelas. O modelo longo e horizontal eternizado pela Fendi, que remete a uma baguete francesa sendo carregada debaixo do braço, hoje está presente com variadas atualizações em diversas marcas e está super em alta!
Pequena e de design alongado, mas muito funcional, há muitas maneiras de combinar a bolsa baguette, independente da tendência ou estação, seja com blazers oversized, jeans, saias midi ou como foi vista na Paris Fashion Week de outono 2024/25, com maxissaias, macacões monocromáticos, suéteres ou vestidos mais curtos, um exemplo muito bem observado durante o desfile de ‘prêt-à-porter’ de Elie Saab.
Mais ortodoxas são as propostas de Valentino, Versace, Gucci e Ferragamo, que respeitam a forma alongada deste ícone. Debaixo do braço, na mão, próxima ao quadril… O segredo é não tocar nas alças, se houver, pois a clutch também insiste no seu retorno!
Formatos diferentes
Se você já teve todos os tipos de bolsas, a única maneira de adicionar um pouco de emoção é com uma tendência que está disponível em 2024: bolsas de formatos diferentes. De proporções e objetos distorcidos a modelos inovadores, os designers estão se divertindo com formas e tamanhos – e isso deve continuar durante o inverno e além. Uma silhueta trapezoidal, triangular ou arredondada, o formato diferenciado é uma ótima pedida para sair do óbvio sem muito esforço.
Bolsa meia-lua
Neste universo, é impossível não falar da bolsa meia-lua crescente. Seu design curvo e versátil conquistou designers como Prada, Louis Vuitton e Dior, que criaram versões de alta costura do formato distinto da bolsa que, desde então, tem sido vista em toda uma galáxia de estrelas, tanto para passeios pela cidade quanto para noites chiques.
Formato de coração
A bolsa em formato de coração, ancorada na tendência heartcore que encantou as passarelas nas últimas temporadas, com certeza também estará em muitos lugares em 2024. Elevando vestidos e calças, ela vem adornada com estampas ou em cores pop como Le Coeur, de Alaïa, ou Timeless Heart, de Chanel.
Efeito almofada
Alguns a chamam de bolsas desleixadas, aquelas maleáveis, flexíveis e, na melhor das hipóteses, macias – seja desde uma bolsa mínima até um grande shopper com couro acolchoado, como na Balenciaga. O objetivo é claro: tudo que emule um efeito almofada é bem-vindo neste outono-inverno.
Crochê
Cada vez mais apreciada, uma das expressões mais claras do artesanato prolonga a sua vida até ao inverno. A bolsa de crochê, seja real ou apenas de efeito, vem ganhando espaço mesmo com a queda das temperaturas. Balmain e JW Anderson tornam-na mais sofisticada: a casa francesa brinca com as pérolas e a britânica com as contas metálicas, criando um efeito circular, uma das microtendências da estação em termos de bolsas.
Maxi handbag
Embora a tendência maxi não tenha desaparecido completamente, as alças, pelo contrário, resolveram se despedir da maioria dos ‘looks’ para simplificar os desenhos principais da temporada – e se você ainda sente que precisa de espaço para guardar suas coisas, a maxi handbag é a opção ideal. O que não faltam são as opções de cores ousadas, como o mostarda, para dar um toque aconchegante à estação mais fria.