Moda plus size, um mercado em ascensão
A moda plus size veio com certeza para ficar e não se trata apenas de um modismo passageiro. A oferta de peças que atendam ao público cujos corpos fogem ao padrão físico do mercado é um negócio sólido de fato. Afinal, são muitas pessoas desassistidas que não encontram em lojas convencionais tamanhos que atendam ao seu formato corporal.
Esta expressão na moda começa com os movimentos de ordem feminista que combatiam a padronização dos corpos e enaltecia a pluralidade e as diferenças apresentadas entre todas as mulheres. A moda plus size surgiu então para democratizar o acesso ao mundo da moda por parte daqueles que usam tamanhos a partir do 46.
A produção têxtil definitivamente não era pensada para os corpos maiores. As modelagens e tendências de mercado atendiam apenas aos corpos considerados “normais”. Por isso, era difícil para quem vestisse números acima do padrão encontrar peças que lhes servissem. Contudo, isso tem mudado radicalmente, a nível de Brasil e de mundo.
Aqui no Brasil, o mercado plus size reafirma um crescimento que se manteve presente mesmo em tempos de pandemia. A estimativa segundo a ABPS (Associação Brasil Plus Size) é de que este mercado movimente mais de 9 bilhões anualmente.
O público é garantido, contando com cerca de 110 milhões de pessoas em todo o país como consumidores desta modalidade.
A moda plus size no Brasil
O universo plus size foi elaborado para atender a demanda de moda expressa por pessoas de manequim maiores que os convencionais. Portanto, mesmo após o fortalecimento do movimento, as peças a serem oferecidas ainda eram de grande simplicidade, de forma que não era possível imprimir estilo, por exemplo.
Contudo, o movimento ganhou mais força pelo crescimento da autovalorização e aceitação dos corpos naturais. Desta forma, as pessoas passaram a entender que não precisavam se encaixar em um padrão e que podiam sim usar toda e qualquer peça de vestuário. Daí então peças como croppeds, shorts, vestidos, saias curtas, body e outras passaram a se adequar.
Por isso, hoje se torna muito mais fácil encontrar estas peças e outras tantas de apelo mais formal atendendo aos modelos maiores em tamanho. Portanto, ninguém precisa mais hoje se condenar a usar apenas blusões e calças largas para tentar esconder suas linhas e formatos naturais.
Inclusive, a moda plus size exige uma sustentação mais firme e boa durabilidade. E o mercado também tem investido em peças duráveis e com acabamentos de boa qualidade que garantem além da beleza o conforto de quem usa. A mulher plus size pode hoje usar, fazer moda e criar tendências sem ter de esconder suas curvas.
A tecnologia tem sido uma grande aliada também com e-commerce especializados na moda plus size, permitindo inclusive aquisição por parte de quem viva fora dos grandes centros urbanos.
A moda feminina plus size tem trazido mais liberdade e empoderamento para as mulheres que acreditam que não precisam caber numa caixinha para se sentirem bonitas. Afirmando o orgulho de seus próprios corpos e realçando-os com peças exclusivas elas sentem que nada está fora de seu alcance, inclusive os vestidos de pedraria ficam mais charmosos se me permite opinar, acho uma lindeza